18.10.09

O vício da Descrição


A arte de escrever é viciante. Não dá pra largar depois que se começa, a não ser que as ideias estejam fugindo ou simplesmente não estejam a fim de dar o ar da graça.
O melhor de tudo é que não existe ninguém que escreva igual a outros. O jeito que cada um tem de brincar com as palavras, ordena-las, contar histórias...
Enfim, inventar a vida para alguns.

Pessoas, sentimentos, momentos, lugares. São necessárias tantas coisas para criar uma cena de alguma história; mas ao mesmo tempo é algo provocantemente fácil e deliciosamente gratificante. Minha parte preferida, como diz o título do post, é a descrição.

Ah, é verdade. A arte de procurar as comparações certas, os adjetivos adequados e por as cores - até inventar o nome de algumas - exatas nos lugares certos é viciante. Tudo para fazer quem está lendo imaginar o objeto descrito com tamanha minusciosidade que foi usada para cria-lo.

Pessoas que gostam muito de descrições tornam-se detalhistas.
Me lembrei de uma redação que fiz no começo do ano na aula de português. O pessoal ia terminando as redações e saindo da sala. Já havia se passado metade do período e restavam pouco mais de 25 alunos na sala - ao todo não 50 - e eu ainda estava parado com a cabeça em outro lugar, imagindando a personagem a ser descrita. De volta à sala do 3ªA eu fiquei meio louco por que tinha pouco tempo para escrever.
E então foi só começar. As palavras deslizavam da minha cabeça para a lapiseira alaranjada bem presa entre meus dedos e dela para a folha de papel, como se fosse uma coreografia. Parecia que elas sabiam qual era o lugar que elas deveriam ocupar na minha folha e iam para lá sem reclamar. Foi algo espantosamente espontâneo.

Vontade de postar a redação aqui não me falta, mas acontece que a professorea não me devolveu a redação até hoje e eu também não tenho uma memória tão boa assim para me lembrar do texto exatamente como ele estava.

Descrever. Parece bobo. Mas não é. Descrevendo é possivel levar a imaginção mais além. Fazer alguém ver o que você viu só por meio de palavras. Afinal, é mais que palavras. Vai além das letras...

2 comentários:

  1. Nossa Liiipe. Eu adoro o modo como você escreve!! Mesmo!
    Muito orgulho aqui!!
    Beijoo!

    ResponderExcluir
  2. Você é incrível, adooooooooro o jeito que "brinca" e "pinta" as palavras... ^^
    um xeiro pra tu visse!
    =*********

    ResponderExcluir